domingo, 13 de setembro de 2009

Relação do símbolo yin yang com a Igreja do diabo

No símbolo do yin yang, temos duas forças complementares que compõem tudo que existe, e do equilíbrio dinâmico entre elas surge todo movimento e mutação. No yin yang é preciso haver uma relação entre as forças do bem e domal, para haver um equilibrio.
A idéia de cotidiano que o bem e o mal são forças opostas, traz uma certa contradição, não estaria as forças do “bem” e o “mal” juntas? Como no Cconto de Machado de Assis, A igreja do Diabo, em que o Diabo vai apresentar a sua idéia de fundar uma igreja, pois diz está cansado de tanta desorganização:
“- Só agora concluí uma observação, começada alguns séculos, e é que as virtudes, filhas do céu, são em grande número comparáveis a rainhas, cujo manto de veludo rematasse em franjas de algodão. Ora, eu proponho-me a puxá-las por essa franja, e trazé-las todas para minha igreja; atrás delas virão as de seda pura...”
Nesse trecho como em otros do conto, faz pensar como o bem e o mal andam juntos, com se a ação de um tivesse interligada com a do outro. O mundo, no conto de Machado, é aquele em que o Mau predomina sobre o Bem, e no qual, as virtudes estão submetidas às mazelas.O "Diabo" desse conto, mesmo lutando contra o Bem, acaba colaborando com Deus, e por isso o criador o deixa fundar o seu ministério para recolher os homens que estão perdidos. Para o Mal personificado no conto, o erro é necessário à humanidade.

0 comentários: